Em entrevista para o site CVG, David Cage, o criador de Heavy Rain e designer da Quantic Dream, afirmou que a indústria atual de games é “frustrantemente conservadora”, e que tenta, a cada game, desafiar os limites criativos do mercado. “Não estou feliz com uma indústria na qual tudo que se faz é atirar. Pode-se fazer muito mais com a interatividade do que simplesmente matar,” afirmou ele, citando a explosão do gênero FPS como um exemplo.
Para ele, jogos que se resumem puramente à ação têm apelo com crianças de até 10 anos, que ainda têm medo do mundo. Adultos procuram algo mais, principalmente quando se trata de jogadores casuais. “Não sou um programador, não sou um artista gráfico, venho do mundo. Abordo os games da mesma forma que o cinema, poesia ou pintura, e gostaria que mais pessoas tivessem esse ponto de vista. Isso ajudaria a indústria a seguir em frente.”
Cage pensa também que a desconexão das desenvolvedoras com o público se estende também aos gamers hardcore, mas que o processo de mudança em relação a essa parcela da audiência é mais fácil.
Para Cage, apenas uma expansão no público-alvo dos games seria capaz de tirar a indústria do seu estado atual, e ele próprio admite que Heavy Rain não fez o suficiente nesse sentido. Para ele, o estilo do jogo e, principalmente seu tema, por fugirem do usual, podem ter causado estranheza. Ainda assim, ele acredita que
o “drama interativo” é o caminho a se seguir para capturar mais audiência.
O criador do game, porém, afirma que o título não terá uma sequência, e que isso, inclusive, foi um pedido da própria Sony. “[A Quantic] tem sorte o suficiente por estar em uma posição na qual não é preciso realizar uma sequência apenas para ganhar dinheiro”, afirma, ponderando que esse não é o único motivo.
Para Cage, na verdade, a situação atual é como um jogo de vida ou morte. Se o status quo continuar, ele pode deixar a indústria em breve. Segundo ele, porém, essa seria uma possibilidade longínqua e, por enquanto, ele continua firme em seu ideal de mudar os rumos do mercado e também a forma como as desenvolvedoras e usuários abordam os games.
A Quantic Dream trabalha atualmente em dois novos jogos, ainda não anunciados, que serão exclusivos para o PlayStation 3.
Fonte: Baixaki jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário